COLOCAÇÃO PRONOMINAL

O pronome oblíquo átono pode assumir três posições na oração em relação ao verbo:
1. PRÓCLISE: PRONOME ANTES DO VERBO
2. ÊNCLISE: PRONOME DEPOIS DO VERBO
3. MESÓCLISE: PRONOME NO MEIO DO VERBO

PRÓCLISE
 A próclise é aplicada antes do verbo quando temos:
Palavras com sentido negativo:
Nada me faz querer sair dessa cama.
Não se trata de nenhuma novidade.
 Advérbios:
Aqui se fala alemão.
Ontem me falaram que a professora não veio.
 Pronomes relativos:
A aluna que me mostrou a tarefa não veio hoje.
Não vou deixar de estudar os conteúdos que me falaram.
 Pronomes indefinidos:
Quem me disse isso?
Todos se comoveram durante o discurso de despedida.
 Pronomes demonstrativos:
Isso me deixa muito feliz!
Aquilo me constrangeu a mudar de atitude!

 Preposição seguida de gerúndio:
Em se tratando de qualidade, o Brasil Escola é o site mais indicado à pesquisa escolar.

 Conjunção subordinativa:
Vamos estabelecer critérios, conforme lhe avisaram.

ÊNCLISE
A ênclise é empregada depois do verbo. A norma culta não aceita orações iniciadas com pronomes oblíquos átonos. A ênclise vai acontecer quando:

 Verbo estiver no imperativo afirmativo:
Amem-se uns aos outros.
Sigam-me e não terão derrotas.
 O verbo iniciar a oração:
Diga-lhe que está tudo bem.
Chamaram-me para ser sócio.
 O verbo estiver no infinitivo impessoal regido da preposição "a":
Naquele instante os dois passaram a odiar-se.
Passaram a cumprimentar-se mutuamente.

 O verbo estiver no gerúndio:
Não quis saber o que aconteceu, fazendo-se de despreocupada.
Despediu-se, beijando-me a face.
 Houver vírgula ou pausa antes do verbo:
Se passar no vestibular em outra cidade, mudo-me no mesmo instante.
Se não tiver outro jeito, alisto-me nas forças armadas.

MESÓCLISE
 A mesóclise acontece quando o verbo está flexionado no futuro do presente ou no futuro do pretérito:
Far-lhe-ei uma proposta irrecusável.


ATIVIDADES
01- Encontre a opção errada quanto à colocação pronominal nas questões de 1 a 3:
a- Alguém me disse que tu amas novamente.
b) Esvaindo-se em sangue, o criminoso conseguiu pôr-se a salvo.
c) Em se tratando de dificuldades, ele sempre se portava com a maior dignidade possível.
d) Diria-te toda a verdade, se dissesses-me por que te perseguiam.
e) Nada nos foi informado sobre a realização dos exames finais.

02.
a) Os matutos propuseram-se a trabalhar por muito pouco.
b) Não se chegou a nenhuma conclusão lógica sobre a solução do problema.
c) Colocou-se a disposição daqueles que o criticavam, para dirimir qualquer dúvida sobre seu comportamento.
d) Isto se passou em casa com nossos amigos.
e) nda


03.
a) O fato a que você se referiu ontem foi discutido por todos aqueles que se propuseram a cooperar conosco.
b) Depois de revê-la, apossou-se dele uma tristeza profunda.
c) Me entregou os originais e me disse que não os considerava dignos de serem publicados.
d) Esperava-se que tudo se acalmasse com a chegada do responsável pelo setor.
e) Estando a examiná-lo, o médico disse-lhe que a doença não era séria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questão do ENEM

Entrevista com a artista plástica Édina Costa

SÍLABA TÔNICA