ATIVIDADES PARA O 2º ANO

TEXTO 1 - Circuito Fechado


Ricardo Ramos


Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo. xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros. Pasta, carro. Cigarro, fósforo. Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

1 - A narrativa é estruturada por meio do encadeamento de substantivos. Responda:
a) Como você imagina a personagem?
b) É possível saber se a personagem é homem ou mulher? Justifique com elementos do texto.
c) Como é o dia dessa personagem?
d) É possível identificar algum traço da personalidade dessa personagem? Por quê?
e) É possível pressupor alguma manifestação de emoção?
f) Qual é o provável contexto social em que se desenrolam suas ações?

2 - Encontre, no texto:
a) substantivos derivados, indicando-lhe os respectivos primitivos:
b) substantivos compostos:

3 - Há algum substantivo abstrato no texto? A que você atribui este fato?


ATIVIDADE RETIRADA DE : http://atividadeslinguaportuguesa.blogspot.com/search/label/SEPARA%C3%87%C3%83O%20DE%20S%C3%8DLABAS UMA ÓTIMA DICA PARA ATIVIDADES1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questão do ENEM

Entrevista com a artista plástica Édina Costa

SÍLABA TÔNICA