APENAS, MEIO PERDIDA.

HOJE, MAIS UM DIA DE TRABALHO, EU FIQUEI PENSANDO NA ARTE DE SER PROFESSOR. FICO EM MEIO A UM TURBILHÃO DE SENTIMENTOS QUANDO SAIO DE UMA SALA. ACHO QUE CHAMARIA DE OSCILAÇÕES DE SENTIMENTOS. ORA SAIO FELIZ, ORA SAIO TRISTE. TEM DIA EM QUE ME SINTO NO MELHOR LUGAR DO MUNDO, ENTRETANTO TEM DIA EM QUE QUERO SAIR CORRENDO DA SALA. FICO IMAGINDO COMO SERÁ A SALA DE AULA DAQUI A 20 ANOS. SERÁ QUE GOSTARIA DE ESTAR LÁ PARA VER? SE ME PERGUNTAREM QUAL A SENSAÇÃO QUE TENHO QUANDO ESTOU ENSINANDO EU DIRIA QUE É COMO UMA PLUMA FLUTUANTE QUE VOCÊ SOLTA E ELA CAI. SABEMOS QUE CAI EM ALGUM LUGAR. É ESSE O ESTÍMULO. ÀS VEZES, PERCEBEMOS QUE O PROFESSOR É O PIOR INIMIGO DO ALUNO. E VICE-VERSA. QUE RELAÇÃO É ESTA QUE DEVERIA SER UM CASAMENTO, MAS PARECE QUE SÓ VIVE NA FASE DO DIVÓRCIO? EM ALGUNS CASOS A RELAÇÃO É DE ÓDIO, ISSO MESMO, PROFESSOR E ALUNO SE ODIANDO. PENSO QUE ESSA BOMBA PODE ESTOURAR A QUALQUER HORA. A ESCOLA ESTÁ GRITANDO POR SOCORRO. NÃO É EXAGERO, QUEM ESTÁ NO MEIO SABE DO QUE ESTOU FALANDO. IMAGINE VOCÊ TER QUE FORÇAR ALGUÉM A ENTENDER ALGO, OU COMO DIZ MEU SOBRINHO VINY “PENSAR COM SUA CABEÇA”. DESCULPEM-ME OS ESCASSOS ÁVIDOS ALUNOS QUE QUEREM APRENDER E TÊM A CONSCIÊNCIA DO SEU PAPEL NA ESCOLA. CULPADO? SERÁ QUE EXISTE? O PROFESSOR VEM TRABALHAR CANSADO, DESMOTIVADO POR VÁRIOS FATORES, INCLUSIVE O SALÁRIO (NÃO PODERIA DEIXAR DE MENCIONAR.), ENTRETANTO O QUE MAIS ME DESMOTIVA É A SITUAÇÃO DE TRABALHO DO DIA-A-DIA MESMO. CRIANÇAS SEM PAI, MÃE E TAMBÉM SEM PERSPECTIVAS. SE ELAS TIVESSEM PERSPECTIVAS SABERIAM DIFERENCIAR O QUE É BOM OU RUIM PARA ELAS. VOU CULPÁ-LAS? NÃO CLARO QUE NÃO! ELAS TAMBÉM SÃO VÍTIMAS. FOI SÓ UM DESABAFO, MAS É O QUE ESTOU SENTINDO HOJE, MEIO PERDIDA. GOSTARIA DE SENTIR ALGO DIFERENTE: PRAZER DE ENSINAR. SINTO ISSO SIM, QUANDO DOU UMA BOA AULA. É COMO O AMOR CORRESPONDIDO. É BOM NÉ? AMADOS ALUNOS, AMO, AMO, AMO MUITO O QUE FAÇO...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questão do ENEM

Entrevista com a artista plástica Édina Costa

SÍLABA TÔNICA