Entrevista com a artista plástica Édina Costa

 Entrevista concedida à Márcia Dias, em 05.10.2023.



1. Qual é seu nome completo?

Edina do Nascimento Sales

2. Em que lugar nasceu? 

Guajará-Mirim/RO

3.            Como a pintura cruzou o seu caminho?

Quando eu passei no concurso público Municipal de Nova Mamoré e mudei para a cidade. Na época meu ex esposo não trabalhava formalmente e para  complementar a renda eu comecei a pintar e vender guardanapos com tintas que ganhei da minha ex- cunhada. 

4. Qual a(s) temática(s) abordada(s) em sua pintura? Há uma ideia já fixada sobre o que pintar?

Eu tenho um forte interesse na temática amazônica e encontro inspiração nesse tema em particular. No entanto, também estou aberta para explorar outros temas quando recebo sugestões ou inspirações diferentes.

5. Como é ser uma artista plástica no Brasil, hoje?

Ser uma artista no Brasil hoje pode ser desafiador, mas também emocionante e cheio de oportunidades criativas. Existem muitos talentos e diversidade cultural para se inspirar, mas também é importante lidar com questões como financiamento e visibilidade.


6. Qual sua opinião sobre a arte produzida na região Norte?  É bem representada na produção Nacional? Poderia dissertar sobre isso?

A arte produzida na região Norte do Brasil é extremamente rica e diversa, refletindo a cultura, as tradições e as paisagens únicas da região. No entanto, muitas vezes, ela não recebe a devida visibilidade e reconhecimento nacional. É importante que haja mais apoio e valorização da produção artística do Norte para que ela possa ser amplamente representada no cenário nacional e internacional.

7. O processo de criação é particular ou coletivo? Como é o seu? Há mais inspiração ou trabalho de criação? Poderia comentar?

Meu processo de criação é individual e eu encontro inspiração em tudo o que vejo. A arte é um prazer para mim, não um trabalho.

8. Na produção de um quadro há uma ordem a ser seguida, um ritual, quem vem primeiro, um rascunho, um planejamento, quais escolhas?  Poderia nos contar?

Na produção de um quadro, geralmente sigo uma ordem que pode variar de acordo com meu processo criativo. Costumo começar com um rascunho ou esboço para planejar a composição, em seguida, escolho as cores e materiais a serem utilizados. O processo de pintura em si, sigo a sequência determinada,  que inclui detalhes e finalização.

9. Há traços autobiográficos em suas obras? Quais? Poderia comentar. 

Sim, em algumas de minhas obras, há traços autobiográficos presentes. Eles podem se manifestar através de temas, elementos ou símbolos que representam experiências pessoais ou emoções vividas. Essa abordagem adiciona uma dimensão pessoal às minhas criações.

10. Você  guarda suas primeiras pinturas de obras? Poderia enviar fotos, imagens desse material?

Guardo meu primeiro quadro feito no fundo de uma gaveta.

11. Quem são os pintores que você conhecia quando criança?

Não conhecia pintores quando criança.

12. Há pintores que influenciam em sua arte?

Sim: Omar Ortiz, Peterson Silva, Leonardo  Da Vinci e outros artistas que pintam realismo.

13. Qual é o seu maior desejo enquanto artista plástica?

Meu maior desejo como artista plástica é ter minhas obras reconhecidas e apreciadas por um público amplo, e sempre  poder expressar minha criatividade livremente.

14. Quais são seus próximos projetos? Poderia comentar? E onde podemos adquirir seus quadros?

Continuar a fazer a  o que eu  amo, o resto acontece. Minhas obras podem ser adquiridas pelas minhas redes sociail:  Facebook Edina Costa, e pelo  Instagram: @edinacosta art


Primeira obra pintada por Édina Costa, em 2009. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questão do ENEM