Eu penso renovar o homem usando borboletas.

[...] Perdoai Mas eu preciso ser Outros. Eu penso renovar o homem usando borboletas. (Manoel de Barros) Inspirada por esse fragmento do poeta das minhas miudezas, Manoel de Barros, deslizo-me nas palavras para pensar o calendário ressurgido! Isso mesmo! O novo ano é o calendário ressurgido. Não há nada de tão novo no calendário, pois este é tão estático: dias, semanas, meses e ano. Essa ação cíclica nos envolve e, por vezes, engana-nos, fazendo que pensemos que o “tal novo” já vem. Já escrevi outrora sobre essa pseudomudança que achamos que acontece na noite de 31 de dezembro. Desculpe-me os imaculados corações esperançosos que pulam ondas, usam cores, comem romãs, entre outras coisas que são feitas, mas, para mim, nada é tão mágico assim. Há sim, uma força positiva diferente emanada nesse dia, provocada pelo desejo de mudança, no entanto, como já disse, é preciso cuidar para não ficarmos presos nessas crenças que são muito válidas, mas que, sem uma força contínua, um querer mais substantivo, não resultarão em nenhuma diferença. É preciso pausar nesse último dia. Aquela pausa serena, quase que um retiro de consciência e pensar: o que andei fazendo enquanto arrancava as folhas do meu calendário? Mesmo que de modo metafórico, todos arrancamos dia após dia a folha do nosso calendário. Assim, precisamos listar algumas coisas e fazer o tal Checklist de vida, elencando o que de fato nos é prioridade. O ano acabou e eu: a) Cuidei de mim e das pessoas que amo? ( ) sim ( ) não b) Fiz alguém feliz? ( ) sim ( ) não c) Fiz alguém infeliz? ( ) sim ( ) não d) Fiz planos e lutei por eles? ( ) sim ( ) não e) Enfrentei com fé e confiança os desafios que apareceram? ( ) sim ( ) não f) Fiz novos amigos? ( ) sim ( ) não g) Cuidei dos antigos amigos? ( ) sim ( ) não h) Precisei perdoar e ser perdoado? ( ) sim ( ) não i) Dediquei meus dias a fazer alguma ação social? ( ) sim ( ) não j) Fiz doações de coisas que não uso mais? ( ) sim ( ) não k) Consegui resolver problemas emocionais que afetavam minha saúde? ( ) sim ( ) não l) Pratiquei alguma atividade física? ( ) sim ( ) não m) Cuide de minha espiritualidade? ( ) sim ( ) não n) Li o quanto precisava? ( ) sim ( ) não o) Olhei com amor para as pessoas? ( ) sim ( ) não p) Estou satisfeita com o que fiz? ( ) sim ( ) não É preciso fazer sua lista de renovação. É preciso pensar no que é prioridade para você. Nossa vida efêmera termina logo ali. E precisamos viver nessa certeza: um dia não viro mais a folha do calendário. Alguém o fará e minha lista ficará na memória daqueles que me levarem no coração. A virada do ano, do calendário, como queira, é aquela mexida na sua gaveta de vida. O que tens colocado nela? Eu tenho colocado sonhos na minha, por isso, Manoel de Barros, como citei, me ajuda a querer ser “outros” em meio a “ muitos” e tentar mudar o meu calendário de modo que possa mudar o meu mundo pequeno que é tão grande. Eu penso em renovar o mundo usando as borboletas, como o poeta, pois elas inspiram essa metamorfose. Sua borboleta pode ser diferente da minha, mas acredite, ela também muda esse mundo tão desumano, tão sufocante, de gente tão pequena que a única coisa que possui é sua ganância e seu egocentrismo. Gente assim, quero afastar dos dias do meu calendário. Eu gosto de gente, mas de gente grande, que vê distante e traz para perto. Gente que soma, que é luz e que enxerga a vida de forma mais simples. Que planeja, mas que se permite ser pluma nas mãos de Deus. Precisamos ter por perto quem nos ajuda a passar melhor os nossos dias, caso contrário, não há calendário que aguente! Precisamos de pessoas que nos queiram ao seu lado, que gostem de nossa presença, pois se assim não o for, estaremos infelizes e fazendo os outros infelizes também. Pense nisso! Olhe ao seu redor, quem te ajuda a atravessar seu calendário? Quem está ao seu lado, como amigo, companheiro, colega de trabalho, de estudo, de igreja? Aconchegue-se juntos àqueles que te ajudam a ser melhor, a fazer o bem e a ser feliz. Retire-se quando sua presença for indesejada e não sofra por isso, haverá ninhos para todos. Retire das suas relações pessoas negativas, maldosas, injustas, gente assim, contamina, viu? Não seja um colaborador (a) de injustiças alheias. Calar-se diante disso, também é concordar! Enfim, de pessoas e com pessoas é que planejamos o novo ano. Desejo que seu novo calendário seja todo colorido, com cores de muita alegria e esperanças. Que a felicidade seja instantes constantes em sua vida. Mude o calendário, mude a rota, mude os planos, mude o cenário e diante de tudo isso, de tanta mudança, seja você, seja outros, seja um e seja muitos! Que venha o novo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questão do ENEM

Entrevista com a artista plástica Édina Costa

SÍLABA TÔNICA